quinta-feira, 28 de abril de 2011

TECNOTÊXTIL BRASIL E BRASIL FASHION DESIGNERS EM SP FORAM SUCESSO


Dois eventos em trilhos diferentes mas de mão dadas fazem crescer o segmento têxtil dum jeito diferente. Acabaram encerrando com sucesso absoluto no Pavilhão Amarelo no Expo Center Norte. O BFD continua o roteiro pelo Brasil todo e TECNOTÊXTIL mudando para o Pavilhão AZUL, quem sabe o BRANCO para o 2013.


Confira as reportagens com os balanços dos eventos do SrES. Hélvio Roberto Pompeo Madeira – Diretor Presidente do Grupo FCEM e Ricardo Gomes – Gerente do BFD.
PRAVDA: Dom Hélvio...estão faltando apenas algumas horas para o encerramento da TECNOTÊXTIL BRASIL 2011 mas a experiência sua já dá para gerar balanço, não é?
H. R. POMPEO MADEIRA: Com certeza Gustavo, nos estamos muito satisfeitos. Principalmente os nossos expositores que investiram e estão conosco, sua grande maioria já confirmou, inclusive já desde agora a participação em 2013, estamos indo para um pavilhão maior, o Pavilhão AZUL, onde vai ser duplicado o que existe hoje no Pavilhão AMARELO, Além disso, nós também temos a reserva para o Pavilhão BRANCO e vamos tomara que 31 mil m² , podendo-se fazer  uma grade de 22 à 23 m² de área de vendas. Estaremos também no mês de Setembro na ITMA em Barcelona,  juntamente com a ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas Têxteis) a través da Câmara Setorial de Máquinas Têxteis), fazendo também ali a divulgação, contatando com expositores internacionais pois realmente a ITMA é a maior feira, vem de quatro em quatro anos...e para nós é muito importante estarmos presentes expondo na feira, trazendo mais tecnologias, mais expositores, em fim...fazendo uma grande feira para 2013 à TECNOTÊXTIL BRASIL aqui em São Paulo.
Antes disso nós temos a MAQUINTEX, que será de 9 à 12 de Agosto  em Fortaleza, já no novo Centro de Convenções, ou Centro de Exposições de Fortaleza, que se vai chamar EXPO CEARÁ, juntamente com o Congresso Nacional de Técnico Têxteis, o 24º Congresso, essa é a nossa parceria com a ABTT (Associação Brasileira de Técnicos Têxteis), é um evento mais na área de tecnologia, à parte cientifica, das informações. Também é muito importante a 4ª. realização da BRASIL FASHION DESIGNERS, até toda região do Nordeste, levando aos jovens  criadores a possibilidade de se contar com equipamentos, se contando com máquinas, facilitando o seu trabalho do amanhã.
PRAVDA: O qué é para FCEM a Feira FEBRATEX de jeito específico?
H. R. POMPEO MADEIRA: Olha, para a FCEM é o carro....mãe...da FCEM...realmente é a nossa maior feira, uma feira que já alcançou os 2 mil expositores, uma  feira que hoje para o 2012 já não  temos mais espaço. Blumenau, a Região do Vale de Itajaí, é um dos lugares maiores, centro da área têxtil, nem só no Brasil senão na América do Sul. São mais de 270 mil profissionais que vivem e trabalham diretamente na indústria têxtil e aí já nós estamos trabalhando de olho na 12ª edição,  que será no 2012...e já sempre com a certeza de sucesso porque dentro de uma grande feira nós temos que ter excelentes  expositores por isso que as feiras nossas são sempre boas.
PRAVDA: Porquê a FCEM mergulhou no segmento têxtil? E o quê é o segmento têxtil no Brasil?
H. R. POMPEO MADEIRA: Hoje nós estamos praticamente trabalhando nesse setor. Também fui convidado e faço parte hoje como Conselheiro da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil). É muito importante estarmos ali com os empresários do setor, que comece a ouvir as suas necessidades, os seus problemas, o seus projetos futuros e...isso para mim é muito importante pois também levo para os meus funcionários  essas informações e daqui a um tempo nós estarmos preparando para às próximas edições.
PRAVDA: Sucesso naquilo que tem pela frente!!!
H. R. POMPEO MADEIRA: Eu te agradeço. O nosso sucesso é porque vocês, o setor da imprensa estão junto conosco, nos ajudando a divulgar, mostrando  e levando a todos os mercados a importância das feiras técnicas, que tenha realmente resultados e informação para o nosso profissional da área. Então, muito obrigado.

Reportagem do Ricardo Gomes
PRAVDA: Ricardo qual é o sentimento para você na hora que esse grande evento que é o BRASIL FASHION DESIGNERS acontece em paralelo com uma feira industrial?
RICARDO GOMES: Olha, na verdade é um sentimento de satisfação muito grande porque na verdade desde quando nós criamos esse projeto e conseguimos convencer à FCEM da importância de trazer um concurso de jovens criadores para dentro de uma feira técnica, proporcionando-lhe assim sinergia no centro da cadeia produtiva têxtil, alguns dizeram que era  ancianidade, outros dizeram que era loucura e que nada  teria a ver envolver jovens designers numa feira tão técnica ou umas f eiras tão técnicas com as da FCEM. Mas logo após da 3ª edição em menos de um ano, que a FCEM fez a 1ª. edição em Goiânia em Maio de 2010 e hoje estamos em Abril de 2011, nós entendemos que o mercado entendeu e compreendeu a importância dos jovens designers que saem de uma feira técnica e criarem esse diálogo, essa sinergia entre os fabricantes de máquinas, de fios, de fibras..em fim, é a cadeia produtiva têxtil unida num evento, todos ligados, interligados como verdadeiros selos pois é só dessa maneira que nós acreditamos que a cadeia produtiva têxtil possa crescer.
PRAVDA: Ricardo, acho super interessante conhecer o seu histórico?
RICARDO GOMES: Na verdade eu sou paranaense, um estado do Sul aqui do Brasil, eu me formei em jornalismo lá no Paraná depois graduei em Modas, fui jornalista de alguns veículos  no Paraná, Aqui em São Paulo quando eu fui embora estive na Revista Têxtil, em Goiânia também fui Editor de Modas num jornal...até que fui parar numa lavanderia de jeans e aí conheci, já conhecia quando era da Revista Têxtil também, a família FCEM e eles me convidaram para vir, para a gente começar um projeto mas eu sei que no começo tudo parecia muito diferente, tudo muito vago, em fim, mas eles entenderam que a gente poderia evoluir tão só. E hoje na verdade eu tenho certeza que essa questão de trazer esse concurso é muito importante. E eu já tenho uma experiência anterior pois eu já dirigi os “Talentos Brasil” nos anos áureos da FENIT no Brasil, eu fiz esse evento de jovens criadores para minha empresa no Paraná, fiz duas edições em Goiás quando morei lá, então na verdade agora eu só juntei essa minha experiência para trazer para o Grupo FCEM, para que a gente conseguisse desenvolver esse projeto,, em fim, nós temos muito show ainda pela frente, sabemos isso mas nós estamos muito felizes  com a evolução a menos de um ano o concurso está no nível que ele está.

PRAVDA: Obrigado e sucesso no futuro.
RICARDO GOMES: Para todos nós !!!
O Ricardo acabou se despedindo de nós mostrando o seu polegar da mão esquerda para cima.
Quanto ao Concurso BRASIL FASHION DESIGNERS SÃO PAULO 2011, a vencedora foi a Domitila de Paulo, vinda de Belo Horizonte – Minas Gerais que segundo o júri do evento foi o maior destaque desse sucesso da moda que vai melhorando sua cara a cada edição indo pelo Brasil inteiro e mais incrível ainda, nascendo da barriguinha duma feira industrial têxtil...só você Ricardo!!!
Eis aqui todos os participantes do Desfile Final do BFD São Paulo 2011 foram:
Domitila de Paulo – Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FUMEC – Belo Horizonte – Minas Gerais (22 anos)
Coleção: Frag-Mente o Navegar
Renato Raga – Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – São Paulo Capital (36 anos)
Coleção:  “Eu...Bispo”
Iara Mari – Centro Universitário – UNA – Belo Horizonte – Minas Gerais (18 anos)
Coleção: Realidade e Delírios
Thiago Phelipe – Universidade de São Paulo – USP – São Paulo Capital (19 anos)
Coleção: Relicário ao ar livre
Bruna Abreu - Faculdade de Engenharia e Arquitetura – FUMEC – Belo Horizonte – Minas Gerais (22 anos)
Coleção: Tu deves te lembrar de mim
Maurício Somenzari – Fundação Armando Alvarez Penteado – FAAP – São Paulo Capital (25 anos)
Coleção: 01662
Seika Yamada – Faculdade Santa Marcelina – São Paulo Capital (19 anos)
Coleção: A Cela
Samanta Fachinelli – Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN – São Paulo Capital (26 anos)
Coleção: A peregrinação dos soldados da salvação
Julia Falcão – Senai – Cetiqt – Rio de Janeiro Capital (25 anos)
Coleção: Marinheiro das artes
Marcela Pankowski – Faculdade Santa Marcelina – São Paulo Capital (19 anos)
Coleção: Costurando significados
Muito teve a ver neste desfile, o apoio técnico oferecido pela AUDACES montando programas maravilhosos para que o jovens que aparecem no segmento aproveitem esse ferramental para evoluir bem mais que a média.
O PRAVDA agradece o material técnico que a AUDACES nos deu, de jeito específico para a Aline Ballester, Jonas Engler e Paulo Cunha que se preocuparam bastante.
Agradecimento especial para Edith Auler e Letícia Souza da Leed Inteligência e Soluções em Comunicação, Assessoria Externa de Imprensa do Grupo FCEM e Suzana Elias Azar, Coordenadora de Redação da Persona Consultoria  de Comunicação , parceira da Leed Comunicação na Tecnotêxtil Brasil 2011 de São Paulo.
Aliás, para os objetivos da nossa camarinha e gravadora que refletiram os comentários em mais uma matéria só que dessa vez inaugurando com orgulho, extremo orgulho um segmento que no caso, vai aprimorar o nosso contato com os leitores, os vídeos das duas reportagens dos Sres. Hélvio Roberto Pompeo Madeira e Ricardo Gomes vão ficar na net.

Pode conferir já-já mergulhando no Canal ESPINMVDUY no YOU TUBE.
Alguns sites de interesse envolvidos com estes eventos:
GRUPO FCEM
Feira TECNOTÊXTIL BRASIL SÃO PAULO 2011
BRASIL FASHION DESIGNERS
SITE da DESIGNER de MODA VENCEDORA
AUDACES
EXPO CENTER NORTE
ASSESSORIA DE IMPRENSA
LEED COMUNICAÇÃO
PERSONA
Créditos das fotos: Giselle Seibel e Dieter Heiss
Gustavo Espiñeira
Jornal Pravda
Montevidéu - Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário